Biografia

Formado em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), da USP (1968), onde concluiu o curso em primeiro lugar e recebeu os prêmios Gastão Vidigal e Shell.

Tem mestrado e doutorado em Economia, pela Universidade Harvard (1972 e 1974), dos EUA, onde foi “teaching fellow”.

Na FEA-USP, foi professor titular, chefe do departamento de Economia, e diretor. Foi também membro presidente da Comissão de Orçamento da USP.

É CFP® (Certified Financial Planner), certificação internacional conferida no Brasil pela Planejar- Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (www.planejar.org.br).

Atualmente é consultor de Economia e de Ensino Superior, e tem, entre outras, as seguintes atividades:

- Articulista do jornal O Estado de S. Paulo
- Membro do Conselho de Administração da Desenvolve SP - Agência de Fomento do Estado de São Paulo
- Coordenador do Conselho de Economia da Associação Comercial de São Paulo (ACSP)
- Membro do Conselho de Economia e Política da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio)
- Membro do conselho do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial 
- Diretor Acadêmico da Faculdade do Comércio de São Paulo, instituição ligada à ACSP.

No governo federal foi secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento, e presidente do IPEA.

Foi também funcionário do Banco Comércio e Industria de MG, do Banco do Brasil e economista do Banco Central. No setor privado, presidente executivo da Eletros - Associação Brasileira de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos, e do Sindigás - Sindicato Nacional dos Distribuidores de Gás Liquefeito de Petróleo.

Foi estagiário na ONU, consultor do Banco Mundial, da UNIDO, do BID, da OIT-PREALC e membro do Comitê Latino Americano da Econometric Society.

Currículo Lattes em http://lattes.cnpq.br/8570281412283216


:: Endereço

Rua Visconde de Ouro Preto, 51 - Consolação
São Paulo - SP, 01303-060, BR

:: Quem sou

Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda no início da década de 1990 e em 2012,  escolhido Economista do Ano pelos associados da Ordem dos Economistas do Brasil.  Consultor econômico e de ensino superior e articulista do jornal O Estado de S. Paulo.